Prof. Severino Bertino Neto
- coordenador regional de Educação/CRE
Cacoal-RO
Como são avaliadas as escolas
DEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo governo federal para avaliar os níveis de ensino e aprendizagem das escolas brasileiras. Para isso, no Ensino Fundamental, os estudantes participam da Prova Brasil e, no Ensino Médio, escolas são selecionadas por amostragem para participarem do SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Nesta avaliação são selecionadas a participar algumas escolas de Ensino Fundamental também. O resultado dessas avaliações, mais o nível de escolaridade dos professores e as taxas de evasão e aprovação escolar, compõem a nota do IDEB. Tanto a Prova Brasil como o SAEB acontecem em novembro deste ano.
Cada escola possui sua nota, sendo que estudantes, pais e comunidade em geral têm acesso a ela. Como forma de incentivo a essa divulgação, o governo do estado orienta escolas públicas estaduais a publicarem suas notas em placa específica fixada em local de grande circulação, geralmente na entrada nas unidades.
Ter a escola classificada entre as melhores da cidade, da região ou do país é motivo de orgulho para qualquer gestor. O trabalho reconhecido gratifica e faz com que se procure ir adiante, aprimorando cada vez mais seus frutos. Por outro lado, compreende-se a preocupação dos diretores cujas unidades não têm desempenho satisfatório. O esforço pela busca de um bom desempenho é então requerido de maneira especial.
Porém é preciso cautela para não cair na tentação de pautar o currículo escolar somente pela busca de um IDEB cada vez melhor. Os resultados dessas avaliações devem ser usados para subsidiar o planejamento das escolas de forma a criar estratégias para melhorar o processo educativo. Dessa forma, a equipe gestora contribui para criar uma cultura institucional que realmente vê a avaliação, qualquer que seja ela, não como uma forma de punir e responsabilizar um ou outro educador, mas como uma ferramenta formativa a serviço do aprimoramento das estratégias de trabalho.
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A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 16º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.