Em períodos de crise econômica, saber lidar com suas adversidades e interferências no mercado consumidor pode fazer a diferença de uma boa e má gestão. Motivar e orientar uma organização são tarefas que exigem um grau de conhecimento do gestor sobre sua equipe, sendo importante identificar habilidades e comportamentos que devem ser mantidos e melhorados, tornando-se um diferencial estratégico.
Um dos capitais mais importantes de uma organização se trata do colaborador. Por intermédio do colaborador que o giro de venda ocorre, e com sua motivação em alta, pode-se garantir uma fatia favorável de lucro.
Porém, quais são as condutas indicadas para cenário positivo?
■ Em primeiro lugar, a equipe deve estar integrada seguindo um ponto de vista conjunto, para que todos caminhem para uma mesma direção;
■ Em segundo lugar, devem ser orientados de como agir, falar e tratar os clientes.
A criação desse comportamento pode ser realizada através dos treinamentos com a equipe, que ensinará quais os mecanismos necessários para oferecer um atendimento com qualidade, onde ambas as partes saiam satisfeitas: empresa e cliente.
Além do treinamento, é necessário desenvolver os talentos individuais da equipe para aperfeiçoar os departamentos e alavancar os resultados da empresa. Salienta-se que toda a equipe deve passar pelo processo de treinamentos, inclusive os gestores e diretores, para que todos sigam as premissas e diretrizes designadas pelo consultor. Após o treinamento, é importante realizar monitoramentos periódicos para que as sugestões do treinamento sejam executadas com eficiência.
Para avaliação dos resultados obtidos com o treinamento pode-se implantar indicadores de performance na equipe ou uma pesquisa de satisfação junto aos clientes para um feedback das mudanças geradas na equipe.
Assim, o treinamento desenvolve a capacitação intelectual da equipe, além de melhorar o clima organizacional e o espírito de união.