A indisciplina se tornou um estorvo na escola, o que prevalece para um professor a sua dificuldade de controlar o comportamento inadequado dos alunos em sala de aula. A indisciplina geralmente afeta o rendimento de ensino do professor e da aprendizagem do aluno. Através disso, estimula os professores e pais a levantar tais queixas e impor o método de punição, castigo, repreensões verbais para os alunos. Porém, esse método não tem capacidade de resolver o problema do comportamento, apenas produz as consequências colaterais.
Diante desse fato, há um método reforçador positivo capaz de amenizar o problema do comportamento humano através da ideia da tecnologia chamada “Economia de Fichas”, pois bonifica pela capacidade dos alunos em reconhecer e auto educar o seu comportamento. Afinal de contas, é mais eficaz bonificar do que punir os alunos.
A Economia de Fichas é uma tecnologia adaptada em qualquer faixa etária, de pessoas normais especiais, e pode ser aplicada em diversos contextos sociais. Uma tecnologia imbricada com os princípios metodológicos do Beha-viorismo Radical, idealizado pelo analista B. F. Skinner através do conceito de “Comportamento Operante”, baseado na ideia de R > S (resposta ao estímulo). Por exemplo: o bebê “chora” (resposta) por estar com fome e a mãe dá “leite materno” (estímulo).
A pesquisa apresenta as possíveis contribuições efetivas da tecnologia de Economia de Fichas demonstradas para público-alvo de alunos infantis, como:
a) a autoeducação dos alunos em discernir o que deve se comportar e o que não deve;
b) o autoconhecimento digerido pelos alunos em reconhecer que em cada ambiente existem regras, como a escola, as quais os alunos devem obedecer;
c) a percepção e intervenção adequada dos professores participantes e da família diante da emissão dos comportamentos-alvo dos alunos, sabendo que é mais eficaz bonificar do que punir;
d) a relação harmoniosa entre professores e alunos que contribuem no processo da construção de conhecimento;
e) a inclusão participativa da família no processo de aprendizagem comportamental dos seus filhos em sala de aula da escola.
Dessa forma, compartilhamos a força latente de que o método é capaz de humanizar os tipos de comportamento, incentivando os profissionais da educação e família a utilizar a tecnologia da Economia de Fichas para superação da indisciplina dos alunos.