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O seu equipamento está calibrado?
Como tudo na vida, um equipamento de medição tem um tempo de vida útil. Esse fato muita vezes é esquecido pelos usuários e gestores de equipamentos de medição. O entendimento da necessidade de avaliar o desempenho de um equipamento de medição ao longo do tempo é fundamental para a confiabilidade dos resultados de medição e na obtenção da qualidade de produtos e processos.
Ao longo do seu uso, um equipamento de medição tende a degradar seu desempenho. É previsível que quanto mais o equipamento for utilizado, maior a chance que seu erro esteja acima do aceitável ou acima das especificações do fabricante. Vale ressaltar que o erro de medição não depende só do equipamento. Outros fatores como o método de medição, as condições ambientais, o padrão utilizado, etc., também afetam o erro de medição.
Quando não avaliamos o comportamento do erro de medição ao longo do tempo, estamos aumentando o risco de problemas no controle de qualidade e o risco de tomar decisões erradas na busca pela melhoria de processos e produtos. Se um equipamento de medição apresenta um erro e ele não é conhecido, esse erro estará no processo e afetará decisões, produtos, set-ups, análises de matéria prima ou qualquer etapa do processo que esse equipamento for utilizado.
A forma mais usual de caracterizar e avaliar o desempenho de um equipamento de medição é a CALIBRAÇÃO. A calibração deve ser realizada periodicamente e é uma condição necessária para que os resultados de medição sejam confiáveis, bem como são exigências de agências regulamentadoras e órgãos de fiscalização.
As calibrações devem ser realizadas com base em referências técnicas, tais como normas nacionais e internacionais, documentos orientativos do INMETRO, procedimentos internos de laboratórios, recomendações de fabricantes, etc. Usualmente são realizadas por laboratórios de calibração que podem oferecer serviços acreditados (RBC) ou rastreados (utilizando padrões calibrados em laboratórios acreditados RBC).
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A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 16º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.