Dr. Alex Sandro dos Santos Carvalho
- médico cardiologista
- CRM/RO 2095 / RQE 579
- membro da Sociedade Brasileira de
Hemodinâmica e Cardiologia
Intervencionista (SBHCI)
 
CLÍNICA CARDIO CENTER       
(anexo ao HEURO)
Fone: (69) 3441-7042
Cacoal-RO
Revista Ponto E
Infarto do miocárdio
- muita atenção aos sintomas!!
Infarto do miocárdio é a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas geralmente está ligado aos ateromas, placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias. Essas placas podem crescer até entupir a artéria, ou se romper e liberar fragmentos que obstruirão vasos que levam ao coração, causando o infarto.
Sintomas do infarto:
■ Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito, que geralmente dura cerca de 30 minutos;
■ Ardor no peito, muitas vezes confundido com azia, que pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos;
■ Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo);
■ Ocorrência de suor, falta de ar, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento;
■ Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.
ATENÇÃO!! Cerca de ⅓ das pessoas não sente a dor típica do infarto. Esse grupo é formado principalmente por mulheres, idosos, negros e pessoas com diabetes ou insuficiência cardíaca. Essas pessoas precisam ficar atentas aos sinais mais sutis e não hesitar para investigar qualquer suspeita.
O principal exame para diagnóstico do infarto é o eletrocardiograma (ECG). Ele possibilita não somente detectar o ataque cardíaco, mas ajuda também a identificar o tipo específico de infarto, o que é primordial para o tratamento imediato.
O ideal é que o paciente seja atendido em até 90 minutos. Geralmente, ao constatar o infarto pelo eletrocardiograma, é dada uma aspirina ao paciente caso ele ainda não tenha tomado. Se a pessoa for alérgica ao medicamento, é administrada uma alternativa que obtém o mesmo efeito.
 
Fonte: drauziovarella.uol.com.br/
-- 05/06/2020
E-MAIL:
jusmarlustoza@gmail.com
revistapontoe@gmail.com
TELEFONE/FAX:
+55 (69) 99257-7850
ENDEREÇO:
Rua Presidente Médici, 1583 - Jardim Clodoaldo - Cacoal/RO
REDES SOCIAIS
CONTATO
A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 13º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.
SOBRE A REVISTA PONTO E