Márcio Mariano
- fonoaudiólogo CRFA/RO 7189
CERTERMED
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Ji-Paraná-RO
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Rolim de Moura-RO
Exames auditivos
- diagnóstico de perda auditiva já na infância
A perda auditiva pode estar presente ao nascimento ou surgir durante a infância, vida adulta ou terceira idade. A partir da investigação, é possível identificar também as possíveis causas para o problema e ter uma atuação direcionada. O primeiro passo para o diagnóstico da perda auditiva consiste na identificação dos primeiros sinais de que algo não vai bem com a audição. Para isso, é importante que a própria pessoa esteja atenta a mudanças no seu padrão de escuta, ou que as pessoas a sua volta percebam essas alterações, com atenção especial em crianças.
As crianças que nascem com o problema, os sinais são identificados ao longo do seu desenvolvimento, normalmente até os 3 anos de idade. Um bebê de 4 meses, que já deveria responder a estímulos sonoros, não vira a cabeça quando é chamado pela mãe. A criança um pouco maior passa a ter dificuldades com a fala, linguagem e dificuldades educacionais.
Somente a entrevista com o profissional e o exame físico não é suficiente para fechar o diagnóstico da perda auditiva. Há exames específicos para avaliação precisa. A audiometria é considerada um dos principais exames no diagnóstico e acompanhamento de perda auditiva e deve ser realizada de forma rotineira, não apenas quando surgem problemas na audição. O principal objetivo é o de detectar o tipo e grau de perda auditiva.
A triagem auditiva neonatal faz parte do programa de triagem neonatal e tem o objetivo de identificar precocemente a perda auditiva em recém-nascidos que nascem com o problema. Ela deve ser realizada ainda na maternidade, antes da alta do bebê e da mãe, entre 24 a 48 horas de vida da criança.
A impedanciometria já é um exame complementar para o diagnóstico de perda auditiva. O seu objetivo é avaliar a complacência da membrana timpânica, isto é, a sua flacidez ou rigidez em resposta aos estímulos sonoros. É utilizado para confirmar a coerência com a audiometria tonal. É feito por meio de um fone de ouvido que é colocado no paciente.
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A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 16º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.