Sabrynne Sampaio de Sena
- graduada em  Educação Musical e Artes Visuais – UFG e pós-graduada em Educação Especial, Regência Coral e
Direção de Arte.
sabrynnesena@gmail.com
Porto Velho-RO
Revista Ponto E
-- 16/03/2020
“Canto para Todos”
- um musical que tem feito a diferença
O “Canto para Todos” é um projeto que visa a integração de corais. A iniciativa é da regente Sabrynne Sena, de Porto Velho, alcançado excelentes resultados na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores que vêm de instituições que apoiam o projeto. A participação é voluntária e gratuita, aberta aos servidores, familiares e comunidade. Os ensaios acontecem geralmente nos espaços das instituições durante todo o ano.
Sabrynne conta com a parceria do músico Mauro Araújo, com quem divide vários arranjos musicais, além de contar com a colaboração de vários músicos renomados. Na preparação cênica a contribuição vem de Gabriela Pastorin e Fabiano Barros.
Sempre realizado no mês de outubro, o musical já contou com a participação de vários grupos, como o Coral 14 – do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região - TRT14, Canto Livre – do Ministério Público do Estado de Rondônia – MPE, Vozes do Madeira – do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJ, o Coral da Faculdade São Lucas e o da ONG Moradia e Cidadania.
O projeto, que está em sua sétima edição, já abordou vários temas do contexto histórico, político e social do Brasil. Iniciando com as composições de Chico Buarque, passou pelo Rock’n’Roll e explorou temas locais, como a colonização do estado de Rondônia. Recentemente teve como inspiração sentimentos como o amor e, na edição mais recente, os sonhos.
Para assistir aos espetáculos, financiados pelas instituições que mantêm os corais, é preciso doar um quilo de alimento não perecível, prática que já arrecadou mais de dez toneladas de alimentos que beneficiaram várias instituições da Capital e do interior. “A plateia que assiste aos musicais sacia sua sede de cultura e dá alimento a quem precisa”, diz Sabrynne.
A música, elemento central do trabalho desenvolvido no projeto, traz inúmeros benefícios aos participantes: a melhora do humor, aumento da autoestima e da produtividade, e combate à depressão. Diferente dos corais tradicionais, o projeto apresenta coros cênicos, que, além do canto, trabalham o movimento e a interpretação, numa linguagem corporal riquíssima e envolvente.
O amor dos participantes à música e ao canto coral pode ser percebido pelo público, que lota os locais das apresentações, vibra com cada canção, emociona-se, canta, aplaude e volta para casa sempre com desejo de ver mais, o que faz com que o evento seja aguardado ansiosamente todos os anos.
E-MAIL:
jusmarlustoza@gmail.com
revistapontoe@gmail.com
TELEFONE/FAX:
+55 (69) 99257-7850
ENDEREÇO:
Rua Presidente Médici, 1583 - Jardim Clodoaldo - Cacoal/RO
REDES SOCIAIS
CONTATO
A Ponto E é um projeto desenvolvido com ética que já está no seu 13º ano. De publicação trimestral, prima pela qualidade e não pela quantidade, respeitando a língua portuguesa em sua perfeita grafia e concordância, adequando-se também à nova reforma ortográfica; exigência mínima dos fiéis leitores, formadores de opinião, que acreditam na competência dos profissionais que fazem este trabalho. É o esforço e seriedade de uma equipe que trabalha em prol do crescimento intelectual de cada cidadão rondoniense que passa a discernir com clareza quais são os profissionais competentes do nosso Estado.
SOBRE A REVISTA PONTO E